OS 13 PORQUÊS (Série) NÃO É SOBRE BULLYING

quinta-feira, abril 06, 2017

A n t e s   d e   t u d o ,   q u e r o   a l e r t a - l o s   q u e   n e s s e   p o s t   p o d e   c o n t e r   S P O I L E R S .

Os 13 Porquês Netflix

Provavelmente esse mes, especificamente essa semana vai chover de resenhas e comentários sobre a série: Os 13 Porquês. O que é muito bom, afinal de contas o que é bom precisa ser discutido e compartilhado.


A série Os 13 Porquês, produção original da Netflix é baseado no livro de mesmo nome do escritor Jay Asher. Eu nunca li o livro, então não sei ao certo se a serie foi ou não fiel à história do livro. A história é algo diferente dos dias de hoje, coisa que você não encontra mais com facilidade, e se encontra não tem a mesma qualidade.

A história é focada na vida (ou melhor, fim da vida) de Hannah e em como Clay reage a isso. Hannah Baker cometeu suicídio e deixou pra trás 13 fitas explicando os motivos. Cada fita dizia respeito a uma pessoa, cada pessoa que tinha contribuído para tal fato ocorrer. Clay recebe a fita, porque é um dos motivos, e aí começa a história de "bullying" sofrida por Hannah. A história é narrada e carrega consigo vários flashbacks, o que da um toque todo especial.

A série é triste, pesada e melancólica. Se você tem alguma restrição com conteúdos desse tipo (brigas, sangue, estupro, morte...) recomento a ir com calma.

O tempo todo, ouvi que a série era sobre "bullying", o que é um assunto fortemente discutindo no mundo todo e principalmente nos Estados Unidos, assisti a série e gostei. Mas, Os 13 Porquês NÃO É SOBRE BULLYING! Se algum personagem sofre bullying, esse personagem é Tyler Down (o fotógrafo da escola) que é alvo de piadas e zombações (o que não diminui nem um pouco a culpa que ele tem e seriedade do que ele fez), porque os outros personagens e principalmente Hannah, não são vitimas de bullying, são vítimas de ASSÉDIO!

Os 13 Porquês Bryan pega na bunda de Hannah


Assédio é um tema pouco discutido, ao meu ver. Principalmente em filmes e séries, acho que esse foi um dos motivos de ter gostado de "Os 13 Porquês", a série mostra visivelmente o assédio sofrido por mulheres, a história retrata o ensino médio mas, nós mulheres sabemos que é desse jeito nas escolas, nas ruas, nos trabalhos... Em todos os lugares nós somos assediadas, taxadas de "loucas" quando reagimos. Isso foi representado muito bem por Hannah: ela sofria, mas sofria calada. E a única vez que TENTOU denunciar um ESTUPRO, falhou. Foi mandada a "seguir em frente", porque afinal de contas... Vão acreditar em quem? Na "drama queen" ou no jogador de futebol popular? 

Os 13 Porquês Bryan estupra Hannah

O que me choca mais, é saber que isso existe MAIS PERTO DO QUE NÓS IMAGINAMOS. Existe do nosso lado, assédio e estupro. É bom termos nossos olhos abertos, gostarmos e chorarmos com a série... Mas essa indignação não pode simplesmente desaparecer quando a série acabar, NÃO É FICÇÃO. É real. Nós vivemos com isso, por favor: Não vamos nos emocionar TANTO com uma série e TÃO POUCO com a vida real. Por favor, eu imploro. 

Os 13 Porquês Quote Frase

Se você sofre o mesmo tipo de "bullying" que Hannah, acredite: Não é bullying, não é brincadeira. É assédio. Denuncie! Não guarde pra você, não deixe isso ser um dos seus motivos. Converse, coloque pra fora! Peça ajuda aos seus pais, tios, avós, amigos, polícia, professores, a mim... A algum estranho.
Só peça ajuda! Estupro não é bullying. 
xoxo, B

Saiba que você não está sozinha!

Edit: O assédio vem de uma raiz muito mais profunda de uma sociedade onde vivemos DIARIAMENTE com a cultura do estupro e somos induzidas a pensar que é normal ou brincadeira, o bullying é um assunto muito necessário também porque é MUITO sério. Ela (Hannah) foi zombada, menosprezada e humilhada ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE por ser mulher, porque moramos em uma sociedade machista e nojenta. Se o Justin, Bryce ou Alex tivessem passado pelas mesmas coisas que ela passou, eles teriam sentido tanto assim? Nunca. Por que? Porque eles são homens e NÃO SÃO JULGADOS por esse tipo de comentário. A sociedade é machista e dissemina essa cultura machista em nos. O bullying, diferentemente do assédio também atingiria os garotos (se estivessem no lugar de Hannah) da mesma forma, porque bullying atinge pessoas, o assédio atinge principalmente mulheres. Nascemos e crescemos no patriarcado e entendo que possa ser difícil diferenciar o bullying do assédio, mas em cada episódio que ela foi invadida de alguma forma, por alguma pessoa: Hannah estava sendo assediada.

Veja também esses posts:

20 comentários

  1. Eu comecei a assistir a série, estou no episódio 06 ainda. Quero assistir com calma e a história é bem profunda e nos faz refletir. Gostei da sua resenha!

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Olha estou passada com essa resenha. Eu vi a série e ignorei que era exatamente isso: assédio! Além do mais, tem um personagem gay e em nenhuma cena eu o vi sendo motivo de chacota por isso, logo o bullying é descartado!
    Eu já fui e ainda sou assediada, com olhares, com palavras mas se contar pra alguém vão achar que não é nada, logo acabo deixando de lado, claro que não é nada como foi com a Hannah, essa cena do estupro foi tensa e a frase dele é a frase de muitos caras que você e eu talvez conheçamos.
    Parabéns por nos fazer olhar 13 reasons why com um novo olhar!
    Beijos 💜!
    Blog Sara Menezes

    ResponderExcluir
  3. Estou ouvindo tanto falar dessa série, mas tenho até medo de começar a assistir, mas pelo que você falou vou criar coragem e assistir.

    Lindo aqui!
    Beijos Joseana
    www.singularidades.blog.br

    ResponderExcluir
  4. Confesso que esse filme nao tinha me chamado atencao no netflex, mas com o seu texto fiquei curiosa para saber mais sobre esse assunto no contexto da historia. Parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  5. Menina, ainda não assisti essa série que tá sendo tão comentada. Assim que terminar essa semana de prova já tenho o que fazer.

    Teu blog é lindo!
    Beijo
    www.raaymilhomem.com

    ResponderExcluir
  6. oi!
    Eu não vi ainda a serie Os 13 Porquês e nem li os livros.Mas os assuntos abordados são polêmicos e por isso causam debates, e isso é muito bom.Pois só assim encontraremos um jeito de acabar com isso.
    Assédio e bullying tem que acabar, e todos temos que denunciar....
    bjo

    ResponderExcluir
  7. Ainda não assisti a série, mas você foi a primeira pessoa que levantou essa questão do assédio, parabéns, de verdade, por ter tido a coragem de ter trazido esse ponto de vista mais delicado e que ninguém quer falar sobre. Assédio é uma coisa MUITO séria, vivemos isso diariamente e ninguém acredita até passar ou presenciar alguma situação, precisamos falar sobre!

    Blog aboutbooksandmore.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Essa série é ótima me indicaram mas eu vou ler primeiro o livro e ver se foram fiéis ao que a autora propôs, o bullying não é algo que se deve brincar, devemos conscientizar as crianças que fazendo isso elas causarão traumas que serão levados para a vida toda

    ResponderExcluir
  9. Amo muito essa série e a sua resenha foi realmente maravilhosa! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  10. Amei o seu post! Vi que essa série entrou no Netflix e que todo mundo tá comentando... Mas tinha interesse até o momento... Concordo muito com o que você disse que temos que nos emocionar menos com filmes e livros e mais com a vida real! Arrasou! Beijinhos... Au Revoir!

    ResponderExcluir
  11. Acho que o mundo todo precisa assistir a essa série e se ligar um pouco.

    Passando aqui pra avisar que respondi a TAG: Viciada em séries. Se quiser dar uma olhada o link está aqui em baixo. Obrigada por ter me indicado, beijos.

    http://www.reparenabagunca.com.br/2017/04/respondendo-tag-viciada-em-series.html

    ResponderExcluir
  12. Voce é a primeira pessoa que me diz que é sobre assédio! To desde que terminei a série dizendo que ela é sobre assédio e todo mundo me dizendo que é sobre bullying!
    Seu texto está impecável e vou compartilhar com meus amigos. Amei demais.

    ResponderExcluir
  13. O que me entristece na sociedade é que sim ela é machista, mas o machismo não vem só dos homens para as mulheres, vem das mulheres também, quantas e quantas em vez de ser solidária ainda acusa?
    Tomara que essa série seja a abertura de uma porta para reflexões e mudanças tanto no mundo masculino como feminino, porque essa coisa tem de mudar dos dois lados.
    É a primeira vez que vejo uma resenha que não se atem apenas aos personagens mas fala da história por trás ... Adorei, parabéns!
    Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    estou louca para assistir isso,
    quando esta tempo, deve muito legal o seriado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Já ouvi muito sobre essa série, ainda não tô vendo pq tô vendo já 2 ao mesmo tempo hahaha, mas tô curiosa sobre ela

    ResponderExcluir
  16. Eu comecei a assistir recentemente e estou gostando.
    Beijos

    www.baudasresenhas.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi
    Ainda não assisti essa série,quero assistir ainda mais agora que vi sua resenha,adorei um beijo.

    ResponderExcluir
  18. to precisando de mais tempo na vida pra ver series! adorei esse post falando mais sobre essa serie que ta td mundo falando e ja quero ver!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  19. Oi Bianca,

    Eu tô um pouco por fora da série, acredite se quiser. Ainda não tive a oportunidade de ver, mas quero sim tirar um tempo para entender toda a comoção que a série criou. Não me interessei em ler o livro e tudo vai depender se eu gostar da série. Não tenho isso de "ai vi a série, então não vou ler".

    Enfim, tomara que me toque e emocione como tá acontecendo com todo mundo. :)

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  20. Eu tô viciada nessa série! Acho que a pessoas devem ver e não só ficar falando, mas trazer isso para o dia a dia, colocar em prática oque aquilo ensinou, entender que muitas vezes algo que para nós não importa para outra pessoa importa. Adorei o post, a série e o livro são maravilhosos. Beijos.
    https://v3rsosdaama.blogspot.com

    ResponderExcluir

O Dossiê está sempre aberto para comentários! Mas lembre-se: Esse blog é um blog amigável! Então, não são tolerados comentários de qualquer natureza ofensiva, ok? Vamos espalhar amor! ♥

Curta a página!