AS INTERMITÊNCIAS DA MORTE.

sábado, fevereiro 14, 2015


Já pararam pra imaginar o quanto a morte é necessária, as vezes?



Bom, o que parece um assunto mórbido, é abordado de outra forma no livro maravilhoso de José Saramargo, "As Intermitências da Morte"! Nós sempre vemos a morte como uma inimiga e desejamos a vida eterna, sem ao menos pensar nas terríveis consequências que isso nos traria! Eu costumava temer a morte e vê-la como um castigo, mas não mais! O livro nos trás outras perspectiva em relação a vida. Na verdade, em relação à morte e sua ausência. 

O livro, conta a história de um país que foi "castigado" pela morte. Mas ninguém morreu. E esse é o principal problema... Ou melhor, o principal assunto abordado no livro! A morte, cansada de ser vista como a megera e a inimiga, decidiu tirar férias e então ninguém mais morreu. Não importa a idade, o sofrimento tampouco a gravidade do acidente sofrido, para morrer seria necessário cruzar a linha imaginaria da fronteira do país. De inicio, as pessoas festejaram e agradeceram pelo milagre... Mas depois de algum tempo, perceberam que a ausência de um ser tão esquelético e frio como a morte, não era uma coisa tão boa assim. Não satisfeita com todos os ocorridos, a morte decide enviar uma carta para certo personagem do livro... Avisando que voltaria a atuar no país, mas não como antes! A morte agora vai avisar quando visita. E passa a enviar uma carta para cada vitima, dando um prazo total de sete dias para cada um deles resolver seus últimos dias de vida e planejar sua morte...  Mas algo sai fora do controle, algo inimaginável e improvável. A morte se apaixona. E então eu te pergunto... E se a morte se apaixonasse por você? 

O livro tem uma linguagem maravilhosa e a história é narrada de uma maneira meio confusa. As falas dos personagens mudam sem aviso, e por esse motivo, o livro não é apenas uma história para passar o tempo. O livro foi escrito para ser lido com muita atenção e apreciado com calma! A história realmente vale a pena! Confesso que foi o primeiro livro do Saramargo que li, mas me apaixonei por sua escrita e pretendo ler outros.

Vocês já leram ou já ouviram falar? O que acharam? Pretendem ler? Deixem a opinião de vocês, lerei com carinho enorme! 

Nota: O livro foi indicação de uma pessoa especial, que nesses últimos dias vem se tornando muito especial para mim. Uma pessoa admirável! Obrigada, Claudemar. 


xoxo,
B

Veja também esses posts:

10 comentários

  1. Nossa, parece super interessante e intrigante, como assim a morte se apaixonar? Vou buscar na livraria!

    http://glifeblog.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ele é, acredite! Bom, não vou dar detalhes sobre como, quando e "como assim" a morte se apaixona, so pra deixar você curiosa! AHAUAHAHAUA brincadeira... Mas busque e me diga o que achou! Adorei o seu blog 😍
      Beijos!

      Excluir
  2. Poxa! Nunca leio livros do tipo, confesso, kk. Só aqueles romances melosos. Mas já quero ler e também quero dar de presente <3 Sem querer você me ajudou agora kkk, obrigada <3

    Seguindo ;) Retribui? Iremos amar *-*

    http://universodefeminices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem! Aqueles romancezinhos bem clichés na maioria das vezes? Mas o que dizer? Também amooooooooooo esse tipo! Mas leia mesmo e me diga o que achou!
      Ajudei? Olha do, que bom! Espero que o presenteado goste tanto quanto eu, o meu também foi presente! ❤

      E afinal de contas, me inscrevi no seu blog. Ele esta bem no começo ne? Desejo todo o sucesso pra você! Iremos arrasar nesse mundo, beijinhos. <3

      Excluir
  3. Esse livro parece ser bem interessante, fiquei com vontade de ler, é um jeito diferente de ver a morte, como você disse vemos a morte como uma inimiga, mas na verdade é um "mal necessário", é o fechamento de um ciclo. Adorei seu post. Grande Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lia! Não vai se arrepender. Sim sim, é exatamente isso. Um mal necessário. Leia e me diga o que achou! Obrigada pela visita, bjos :*

      Excluir
  4. Oi, uma pergunta. É MOREU mesmo ou MORREU?

    O livro parece ser legal, mas só fiquei confusa com o título mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai meu Deus! Kkk é MORREU. E eu nunca tinha reparado o erro. Obrigada, vou ajeitar! E o livro é ótimo
      Beijos

      Excluir
  5. achei super interessante esse livro vou procurá-lo agr. E há, eu fiquei meio q desnortiado quando li. E se a morte se apaixonasse por você. kkkkkk Muito legal esse post
    Beijos.
    http://gaiolasdeinverno.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe pois é! Imagineeee que louco! {ou não..}. Mas leia o livro que você vai entender melhor! Depois me conta.
      Beijos

      Excluir

O Dossiê está sempre aberto para comentários! Mas lembre-se: Esse blog é um blog amigável! Então, não são tolerados comentários de qualquer natureza ofensiva, ok? Vamos espalhar amor! ♥

Olha só isso!

Curta a página!